sexta-feira

vegan power

Vegan não quer dizer vegetariano, ingênuo, chatomala, vegetalfreak.
Vegan significa "vigor", "energia", "força".

4 pontos claros para uma filosofia vegan por Peter Singer:

I. Nós devemos ter a consciência do sofrimento que todos os seres são capazes de ter - e no meu ponto de vista, essa categoria engloba todos os animais vertebrados, provavelmente alguns invertebrados também. Se eles são humanos ou não, não é uma questão moralmente relevante. E se eles são pessoas, segundo eu defini antes, é importante saber se temos justificativas para acabar com suas vidas sem o consentimento deles.

II. Viver uma vida ética é viver com igual consideração para todos os seres, de modo que demos o mesmo peso para o sofrimento e angústia deles, e também para sua felicidade, como nós damos para os nossos. Isto é um critério muito exigente, é claro.

III. Vamos deixar isto claro: eu não acho que animais humanos e não-humanos sejam iguais. Mas é claro que alguns animais não-humanos são mais inteligentes que alguns seres humanos, por exemplo, aqueles com grave dano cerebral. Não penso que todos os animais devam ter os mesmos direitos. Suas habilidades e importância são diferentes. Meu ponto de vista é que devemos tratar animais com igual consideração. Se nós fizéssemos isto, tanto humanos quanto animais estariam melhor. Não haveria barracões com centenas de galinhas, todas em gaiolas, nem fazendas com milhares de porcos, todos presos, nem gado confinado. Em vez disso, nós poderíamos comer mais vegetais. Isto não apenas seria melhor para os animais como também para o nosso planeta. Nós poderíamos também produzir mais alimentos se nós não déssemos tantos vegetais para alimentar os animais. Nós seríamos mais saudáveis, porque uma dieta com muita carne não é saudável.

IV. O argumento básico é muito simples: comer animais causa o sofrimento para seres sensíveis. Não precisamos comer animais para sermos saudáveis ou bem nutridos. Claro que isso não se aplica a selvagens que vivem nas florestas. Mas aos homens da cidade, que têm a escolha da comida de supermercado. Agora, acho que não existe um bom argumento ético contra matar uma coisa viva que não possui sentimentos ou consciência, como uma planta. Então não existe posição de defesa que seja mais radical do que a minha.