segunda-feira

moksa

Ontem hoje amanhã é só uma bruma nos meus olhos, alguma coisa parada a minha frente, escorrendo, escorregando pelas minhas costas.

***

“L’ important est de ne jamais desesperér.”

Isso estava escrito num affiche que eu tinha do Midnight Express.

***

Vendo uma reportagem sobre a ligação entre Deus e a Ciência. Para Einstein, matérias como a Física Quântica, Teoria do Caos, nada disso tem valor. Ele não admitia a possibilidade de que uma ciência exata possa ter o acaso como alicerce: “Deus não joga dados”, disse ele. Para Hawkins, “Deus não só joga dados como os esconde de vez de quando”.
Só se forem dados viciados.

***

Uma pessoa indecisa é uma pessoa dividida.

***

Os vários caminhos da mesma prisão não são estradas por mais longos que pareçam ser.


***

MOCSA
[Do sânscr. moksa, 'liberação'.]

1. Segundo a maioria dos sistemas filosóficos da Índia, a finalidade principal da vida humana, que é atingir um estado de perfeição, liberto de paixões e de inquietudes, resultado e função específica do conhecimento verdadeiro.

2. Na cultura hinduísta, a finalidade espiritual mais profunda do ser humano, que consiste na libertação definitiva pela alma da prisão da matéria e do ciclo de reencarnações (samsara), por meios que dependerão da linha filosófica ou religiosa em questão [Esta libertação culmina no renascimento final da alma como Brama ou brâman.]

[1997-2003]

1 Comments:

Blogger Ariadne Costa said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

14/11/05 17:07  

Postar um comentário

<< Home