terça-feira

trespassado pela extinção

Eu não me mexi. Fiquei observando a consumação do que me pareceu inevitável desde sempre, inescapável desde o início — conforme pensei enquanto observava e não movia um músculo sequer, uma palha mesmo, como se diz, enquanto assistia a esse espetáculo que desde que me lembre pareceu-me sempre irreversível, intransponível. Provavelmente, muito certamente até, não havia mesmo o que se pudesse fazer para conter o que se convencionou chamar, com muito mau gosto é certo, devo dizer, de destino, o que está escrito, a mão de Deus, então você apenas olhou, parado, estático, mas com a cabeça a mil, como dizem. Vejo agora nitidamente meu pai fraquejar, vejo claramente o seu cansaço, meu pai estava fatigado, sem dúvida, era possível vê-lo assim morto, estava mortinho, como se diz, dizem, e seus músculos pediam descanso, como era facilmente previsível, qualquer imbecil pode prever facilmente, sem dificuldade alguma mesmo, o que chega a ser ridículo se imaginarmos que nada foi feito nesse sentido, e isso ficou claro quando observei ainda outra vez toda a cena em minha cabeça, é ridículo imaginar que nada tenha sido feito nesse sentido, de forma a impedir que os músculos fraquejassem, e então, como disse, com meu pai cansado, estando meu pai cansadíssimo, como posso imaginar, os músculos de seu corpo, em especial os trapezóides e os deltóides, músculos do braço, justo esses músculos, como era de se supor, começaram a fraquejar, como já disse. Então estou aqui observando toda a cena, e vejo meu pai lutando contra a fraqueza e o cansaço de seus músculos, e ouço minha mãe com uma de suas estúpidas cantilinárias infinitas a assombrar os ouvidos do seu marido e do seu filho, meu pai e meu irmão, pobres idiotas, todos alocados em seus assentos de couro e respirando, convivendo com o aquecimento perfeito do jaguar de meu irmão, que sabe Deus porquê não estava ao volante. O caminhão perdeu o controle. Por alguma razão, uma razão banal certamente, o motorista perdeu o controle sobre o veículo e isso determinou a minha orfandade.