sexta-feira

mapa del viaje II




Em cima da mesa, ao lado das fotografias empoeiradas, as passagens. Reler o telegrama de Corto: viagem de navio pt patagonia pt. Diz que sente falta do Ambos Mundos, das conversas com Renzi e Tardewski cheias de fumaça e genebra.
Pratt não pode vir.

A foto clássica no porta-retrato de moldura metálica que está sobre as passagens. A expressão de Butch é de uma tranqüilidade admirável. É o único que olha na direção da câmera, um sorriso quase que disfarçado nos olhos, os lábios levemente puxados para a direita esticando o bigode fino. Confiança, está seguro e relaxado na cadeira, olha a câmera como olha o futuro, uma longa e ininterrupta viagem para a posteridade: estou pronto, parece dizer. Não há arrogância, o chapéu-coco levemente inclinado para a esquerda, gravata, colete, paletó, corrente do relógio de bolso, tudo conforme. O Kid quer se levantar, a mão sobre a coxa e os ombros armados para a frente revelam uma certa impaciência. Os dois estão sentados, nas pontas, o trio restante no meio. Os ponteiros, no futebol, devem abrir pelas laterais do campo para forçar a defesa a sair da área.

Chatwin chega amanhã. Sempre obcecado pelo nomadismo. Yaweh é um deus do caminho, percebe?, pergunta. É possível um deus que ame os sedentários?

Quando Caim tentou dissimular a morte do irmão, o castigo foi a errância. Talvez a sabedoria de Deus tenha presumido que incorporando o modo de vida de Abel, Caim dissolveria seu rancor no deserto e entenderia que a vida é sagrada. E Caim criou a cidade.